domingo, 21 de novembro de 2010

Como Definir Industria


Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados, de acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.                                                                                                                                          
A indústria tem algumas classificações e estas são feitas com bases em alguns critérios e o mais utilizado deles é o que leva em consideração o tipo e destino do bem produzido.
1°Indústrias de base: são aquelas que produzem bens que dão a base para o funcionamento de outras indústrias, ou seja, as chamadas matérias primas indústrias ou insumos industriais, como o aço.
2° Indústrias de bens de capital ou intermediária: são aquelas que produzem equipamentos necessários para o funcionamento de outras indústrias, como as de máquinas.
3° Indústrias de bens de consumo: é aquelas que produzem bens para o consumidor final, a população comum, elas subdividem-se em: bem duráveis e não duráveis. Sendo bem duráveis aqueles que produzem para consumo em longos prazos como automóveis, e bens não duráveis que são aqueles que produzem em geral pra consumo imediato como alimentos
Existem alguns fatores locacionais que devem ser compreendidos como vantagens que um determinado local pode oferecer para a instalação de uma indústria. Podem ser eles:
*       Matéria prima abundante e barata;
*       Mão de obra abundante e barata;
*       Energia abundante e barata;
*       Mercados consumidores;
*       Infra estrutura;
*       Vias de transporte e comunicações;
*       Incentivos fiscais;
*       Legislações fiscais, tributárias e ambientais amenas.
Esses fatores contribuem para a concentração de indústrias em determinado local.
Ha alguns modelos de produção que são usados pelas indústrias, estes são:
Taylorismo- O trabalho é dividido por tarefas e níveis hierárquicos, há controle do tempo, racionalização da produção e estabelecimento de níveis mínimos de produtividade
Fordismo-  A produção é em massa os cooperadores tem extrema especialização do trabalho que fazem, a padronização da produção é rígida e há linhagem de montagem.
Pós-Fordismo- Há estratégias de produção e consumo em escala planetária, valorização da pesquisa cientifica, desenvolvimento de novas tecnologias, flexibilização dos contratos de trabalho.
     A industrialização no Brasil teve inicio principalmente quando foi criada a cidade Brasília DF que a partir desse momento deu-se inicio a “política desenvolvimentista” coordenada pelo atual presidente da época JK.

No entanto a indústria não só ajuda com o desenvolvimento do país dando emprego e oportunidade as pessoas como também colabora gradativamente com o aquecimento global (através da poluição, desmatamento entre outras coisas faz nas cidades.)
Para melhor entendimento da industrialização veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=YZkU0UDJvMs  

Nenhum comentário:

Postar um comentário